Será que Deus existe?
Para os cristãos essa pergunta é respondida já no primeiro versículo da Bíblia (Gênesis 1:1) “No princípio criou Deus os céus e a terra”. O Senhor Jesus Cristo nunca levantou a questão da existência de Deus, e virou-se para Deus como realmente existente. Na verdade, nenhum dos autores do Antigo e do Novo Testamento perderam tempo tentando provar a existência de Deus.
A palavra Deus aparece na Bíblia mais de quinhentas vezes e a palavra Senhor mais de 300 vezes; e a existência de Deus na Bíblia é aceita como uma coisa natural, um fato óbvio, que não requer qualquer prova.
É muito difícil, ao homem natural, acreditar porque ele não pode ver ou tocar (1 Coríntios. 2:14) diz: "Mas o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". As pessoas que reconhecem a existência de Deus, aceitam, mesmo sem serem capazes de explicar, tal fato. Para conhecer a doutrina de Deus, basta fazer a vontade Dele (João 7:17).
Teontologia
Dentro da teologia sistemática encontramos a TEONTOLOGIA. A palavra Teontologia significa o estudo do ser de Deus. Pode -se estudar acerca da existência de Deus, mas examinar com atenção e minúcia sobre o SER de Deus está além da capacidade humana. Deus é infinito, portanto, é impossível de ser compreendido em toda sua natureza.
Fatos sobre Deus:
Deus é Criador de tudo (Gênesis1:1,26-27; João 1:1-3; Apocalipse 4:11).
Deus é invisível (Colossenses 1:15; 1Timóteo 1:17).
Deus é imenso (Jó 36:26; Salmos 139:7-12, 145:3; 1 Reis 8:27).
Deus é imortal (1 Timóteo 6:16).
Deus tem personalidade: Tristeza/arrependimento (Gênesis 6.6); Ira (1 Reis 11:9); Amor (Apocalipse 3:9).
Deus é Justo (Isaías 46:13; 45:24; Lucas 18:7).
Deus é real e Fiel (Números 23:19; Romanos 3:4; Salmos 86:15).
Deus é misericordioso (Êxodo 34:6; Isaías 49:13; Salmos 32:5).
Deus já se manifestou visivelmente (Gênesis 16:7-13; 22:11-12; 18:1-24).
Deus é eterno (Salmos 90:2,12; Isaías 57:15).
Deus não muda (Malaquias 3:10).
Deus é onisciente, onipresente e onipotente (Salmos 139).
Não há limite de tempo para Deus (2 Pedro 3:8).

Deus é amor (João 3:16; Efésios 2:4; Jeremias 31:3; 1 João 4:8)
Nomes dado a Deus na Bíblia:
EU SOU, revela autoconsciência (Êxodo 3:14);
Jeová Jiré, o Senhor proverá (Gênesis 22:13-14);
Jeová Nissi, O Senhor é a nossa bandeira (Êxodo 15:26);
Jeová Rafá, O Senhor que sara (Êxodo 15:26);
Jeová Shalom, O Senhor é a nossa paz (Juízes 6:24);
Jeová Raá, O Senhor é o meu pastor (Salmos 23;1);
Jeová Tsidequenu, o senhor é justiça nossa (Jeremias 23:6)
Jeová Sabaot, O Senhor dos exércitos (1 Samuel 1:3);
Jeová Sama, O Senhor está presente (Êxodo 48:35)
Jeová Mikadiskim, O Senhor que santifica (Êxodo 31:13).
Deus na Natureza
Existem muitas pessoas que buscam provas da existência de Deus baseado na ciência. Enquanto isso, outras pessoas simplesmente negam a existência de um ser soberano e preferem acreditar em evolução da espécie ou como a bomba explodiu detritos e matéria após o Big Bang começou a espalhar em diferentes direções formando as espécies de tudo que existe. O fato é que na natureza, nada vem do nada, não há leis que poderiam criar algo novo. Ela só pode converter um algo já existente (mutação). A própria natureza, é uma prova da existência de Deus (Salmos 19). Por isso é inevitável acreditar que existe um ser superior transcendente, capaz de criar tudo a partir do nada.
A Consciência Humana e Deus
As pessoas são ensinadas, desde a infância, a crer ou não na existência de um ser supremo. Isso é questão de consciência (Romanos 2:15). Alguns países, mesmo sem conhecer a bíblia, possuem leis como não matar, não roubar, não adulterar isso porque está no censo comum do ser humano.
Mesmo os pagãos tinham conhecimento da existência de Deus (Atos 17:23). Ele se revelou na natureza e na consciência daquelas pessoas que nem sequer têm as Escrituras. Alguns ateus podem dizer que a sua consciência não lhes diz nada sobre Deus. Isso porque suas mentes estão cauterizadas (1 Timóteo 4:2).
Como uma ilustração, olhar para cima para ver uma aeronave e não vendo ao mesmo tempo o piloto, declarar que o avião auto pilota. Obviamente, você não pode ver o piloto em um avião, voando sobre sua cabeça, mas você sabe que ele está lá. Apenas ridículo, olhar para o céu, para dizer que Deus não existe porque não podemos vê-Lo. Da mesma forma, apenas algumas pessoas já viram um seu cérebro, mas todos nós acreditamos que temos um.
A bíblia diz:
· Fomos criados a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:27-27).
· Deus é comparado ao próprio ser humano (Salmos 94:9)
· Somente Deus pode ser a fonte original da vida (Salmos 36:9)
· Jesus é a vida (João 5:40; 11:25; 14:6; 1João 5:12)
· Ninguém pode ver Deus (Êxodo 33:20; João 1:18)
· Ele vem para a terra, Deus "manifestado na carne" (1 Timóteo 3.16)
· Mesmo os demônios "creem e estremecem" (Tiago 2:19).
· É pela fé que se acredita na existência de Deus (Hebreus 11:3).
Somente Deus, atende às necessidades do coração humano. Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, é o único de todos os deuses, as religiões, que enviou seu Filho como homem (João 3:17), compartilhou sua dor e sofrimento, morreu por todos e sacrificou à sua Glória (Filipenses 2:7-8) para que todos pudessem receber a vida eterna como um dom gratuito (romanos 6:23). Todos os outros deuses - uma farsa. Eles trágica substituição da realidade, incapaz de satisfazer as aspirações do coração humano.
Quais são as objeções à existência de Deus?
Quando se fala em Deus e na prova da Sua existência geralmente se lida com muitas oposições. Alguns cientistas tentam explicar as motivações das pessoas a acreditar em Deus, outros tentam provar que Deus não existe, mas não devemos pensar que todos os cientistas acreditam que o melhor curso de negação da existência de Deus. Existem uma serie de proeminentes cientistas de diferentes épocas, de uma forma ou de outra, que reconheceu a existência real de Deus. São eles: Newton, Faraday, Maxwell, Kelvin, Boyle, Dalton, Virchow, Pasteur, Mendel, Linnaeus, Copérnico, Galileu, Kepler, Herschel, Pascal, Leibniz, Euler, Bacon.
Na maioria dos casos, os incrédulos não possuem explicação para o motivo de sua falta de fé. Muitas vezes a fonte descrença cético está em seu coração (Salmos 14:1) e está associada a uma forma pecaminosa de vida e visões imorais. Alguns preferem realizar boas ações em prol da própria consciência de bem ou mal.
Hoje, a crença em Deus é vista por muitos como uma série de proibições e restrições. E o mundo oferece mais: luxo, sexo livre, drogas, permissividade etc. A este respeito, muitas pessoas veem Deus como um fardo impede-os de façam de tudo. Por isso, eles evitam o centro de tudo o que lembra-los de Deus.
A pessoa que toma a Escritura para administração da vida, reconhece a existência de Deus (Romanos 1:20). A Bíblia nos ensina a buscar a Deus (Mateus 7:7) e nos fala que a palavra de Deus é a verdade desde o início e sua existência (Salmos 119:160).
Formas de negação da existência de Deus
· Ateísmo: Ateus, negam absolutamente que existe Deus.
· Agnosticismo: Acreditam que a mente humana não pode conhecer a Deus.
· Politeísmo: acreditam que existe um deus para cada setor da vida (Exemplo: deus da agua, deus do fogo, deus do sol, etc.).
· Panteísmo: Acreditam que tudo é Deus e Deus é tudo. Arvores, montes, sol, lua são partes integrantes de Deus e por isso devem ser adorados.
· Materialismo: Afirmam que todas as manifestações de vida e morte, todas as forças são manifestações da matéria, não acreditam em vida após a morte.
· Deísmo: Um deísta é aquele que afirma a existência de um criador, mas não pratica nenhuma religião, não negando a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e físicas, isto é, Deus (uma força maior) criou, mas não interfere em nada no mundo.
Como lidar com aqueles que afirmam que Deus não existe?
O homem, muitas vezes, não tem certeza da existência de um Deus. Então primeiro você precisa descobrir a razão pela qual uma pessoa assim declarada. Você pode perguntar por que a pessoa ele pensa assim. Em geral, as razões podem ser várias:
1. Simplesmente não quer conversar sobre o assunto por ser polêmico e extenso.
Método:
· Apresentar as prioridades corretas na vida (Mateus 6:33);
· Apresentar a importância de estar mais perto de Deus (Salmos 73:28);
· Apresentar os benefícios da fé em Deus sobre a incredulidade (Hebreu 11:1).
2. Concluiu, depois de ter cedido à pressão, o "conhecimento superficial de Deus", o que é ensinado na escola, jornais e outros.
Método:
· Incentivar a não tirar conclusões antes de aprofundar no assunto (Atos 17:11);
· Também é importante chamar a atenção para a pessoa como não confiável é confiar em ninguém, especialmente em nosso tempo (Jeremias 17:5).
3. Apenas para não ter que reformular toda sua vida.
Método:
· Mostrar que desordens morais que o impedem de aceitar Deus (1 Coríntios 5);
· Mostrar mesmo sendo pecadores, precisamos de Deus (Romanos 3:23)
· Mostrar que a relutância em aceitar Deus, não é a base para a afirmação de que não há Deus em tudo (Romanos 10:10);
· Se possível, dar o testemunho (Atos 1:8).
4. O homem acredita em Deus, mas quer satisfazer seus próprios desejos (diversão, jogar, etc.).
Método:
· Mostrar a verdade bíblica (Tiago 1:14-15).
5. Não aceita que está errado, mas aparenta estar à procura de Deus, e não ter formado para si a posição final.
Método:
· Aprofundar na palavra visto que ele quer o conhecimento de Deus (João 8:32);
· Considerar pontos para firmar a crença na existência de Deus (Gênesis 1:1).
Por que as pessoas que buscam contato com Deus e não conseguem?
Porque Deus por natureza, não é material (João 4:24).
Alguns motivos que levam as pessoas a Crer em Deus:
1. Há pessoas que viram a vantagem de fé em Deus para resolver alguns dos seus problemas.
2. Algumas pessoas reconhecem a Deus, por medo de ser punido por sua falta de fé que Deus.
3. Há aqueles que passaram a acreditar em Deus, tornando-se testemunhas de alguns fenômenos inexplicáveis ou recebidos quaisquer sinais sobrenaturais.
4. Outros vêm a Deus por prudência.
5. Outros chegaram à conclusão de que Deus é melhor.
6. Algumas pessoas reconhecem a existência de Deus porque sentiu em seu coração.
Argumentos que provam a existência de Deus
· Argumento ontológico: o homem traz a concepção de um ser totalmente perfeito e essa ideia ter sido colocada na mente humana só pode ter vindo do próprio criador.
· Argumento cosmológico: tudo que existe no mundo deve ter uma causa primária ou uma razão de ser. Toda causa tem um efeito e vice-versa.
· Argumento teleológico: Tudo tem um propósito (Jó 38), se há um universo ordenado, é porque o arquiteto que o criou, continua a legislar.
· Argumento moral: O certo e o errado. O homem tem por sua natureza uma consciência moral, que é capaz de distinguir entre o bem e o mal. Quando faz o bem ela aprova, mas quando pratica o mal ela condena. A consciência de bem ou mal só pode ser obra de Deus.
· Argumento histórico: Tudo que acontece no mundo como marco importante da história, tem ligação com a religiosidade humana, um exemplo bem considerável, é o próprio calendário que é contado os anos em antes de Cristo (a.C) e depois de Cristo (d.C).
Conclusão
Será que Deus Existe?
A única resposta lógica é a que afirma que Deus, o Senhor, existe e é o Criador da vida.
Se você discorda, prove que Deus não existe!





