POR QUE O CRISTÃO DEVE JEJUAR?
O jejum é uma prática comum na vida cristã, mais muitas pessoas as praticam e não sabem o porquê de tal prática, apenas associam o jejum a uma busca espiritual da presença de Deus na sua vida.
A ideia do jejum está de fato associada a uma elevação espiritual, isso porque temos uma parte carnal e outra espiritual e quando desejamos nos elevar espiritualmente devemos nos desprender da parte carnal e jejuar.
Gálatas 5:17 "Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis".
Quando deixamos a carne de lado podemos nos voltar ao espírito e toda sorte de benção, milagres, maravilhas. O sobrenatural se processa no espírito e não na carne. E o espírito fica cada vez mais forte para as batalhas espirituais e da glória de Deus. Jesus advertiu para a necessidade deste fortalecimento.
Mateus 17:21 "Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum".
Jejuar é enfraquecer a carne e fortalecer nosso espírito, mas como enfraquecer a carne, ou melhor, como jejuar?
Tudo que você retirar de sua vida que corresponde a um desejo da carne pode vir a fortalecer o espírito. Por que pode vir a fortalecer? Porque somente enfraquecer a carne não é suficiente, é preciso transferir toda energia para o fortalecimento do espírito, e isso se dá através da oração. Por isso Jesus afirmou no versículo acima, “Jejum e oração”. Assim se transfere para o espírito as forças carnais.
Tudo que você retirar de sua vida que corresponde a um desejo da carne pode vir a fortalecer o espírito. Por que pode vir a fortalecer? Porque somente enfraquecer a carne não é suficiente, é preciso transferir toda energia para o fortalecimento do espírito, e isso se dá através da oração. Por isso Jesus afirmou no versículo acima, “Jejum e oração”. Assim se transfere para o espírito as forças carnais.
Deixar de comer fortalece o espírito?
O Jejum não é apenas abstinência de alimentos mais também pode ser feito pela abstinência sexual, deixar de ver televisão, acessar a internet, passear, etc… Tudo que te dá prazer e que não se relaciona com o espírito então é prazer carnal.
Existe outro fator importantíssimo a se destacar, se você pratica o Jejum e a oração, ainda assim pode não ter um fortalecimento espiritual pleno caso estas práticas não for acompanhadas de uma santificação.
O que é a santificação?
É a busca pela perfeição e pela santidade espiritual. A pessoa está em jejum, porém se descontrola, fala mal de outra pessoa, briga, fala palavrão. Isso naturalmente o tira do foco espiritual e todo seu jejum fica comprometido, pois não se pode agradar a Deus e ao Espírito Santo se as nossas atitudes não condizem com uma vida em acordo com a palavra do Senhor e com a santidade.
I Pedro 1:16 "Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo".
Poderíamos ter um crescimento significativo da igreja e do poder de Deus em nossas vidas, se tais práticas fossem adotadas pelos cristão, buscando a força espiritual que está a disposição daqueles que buscam a Deus da forma correta e comprometida.
Mateus 22:29 "Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus".
7 RAZÕES PARA JEJUAR
Amado(a) irmão(ã), o nosso assunto é o jejum, que, entendemos ser de grande importância para o seu desenvolvimento espiritual. Vamos, então, meditar no assunto ‘7 Razões Para O Cristão Jejuar’.
1) Jejum é uma ordem divina
Homens e mulheres de Deus ao longo da História, têm compreendido claramente essa ordem de Deus.
“Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto”. Joel.2.12
A ordem de Deus é tão clara que Jesus nem a repetiu, tão somente ensinou aos discípulos a maneira correta de jejuar.
“Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. Mateus 6.17-18
A expressão ‘quando jejuares’ sugere uma prática constante. Portanto, precisamos jejuar porque Deus nos ordenou jejuar.
2) Jejum é um meio de se humilhar diante de Deus
Esse é o caminho para o poder e a graça de Deus na vida do cristão. A Escritura Sagrada, nos diz: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará”.Tiago 4.10
E o jejum é um meio que Deus nos deu para nos humilharmos diante Dele. E isso nos dará sensibilidade espiritual para percebermos o nosso pecado e consertarmos nossa vida com Deus. O salmista entendeu isso e disse, no Salmos 35.13 “Eu humilhava a minha alma com o jejum”. Certamente, você será levantado por Deus, quando se humilhar diante Dele.
Leia também os textos de II Crônicas 7.14; Isaías 58; Daniel 9.3-5.
3) Jejum é um meio de se obter vitória
3) Jejum é um meio de se obter vitória
O Senhor Jesus é nosso modelo perfeito e Ele nos deixou o exemplo em relação ao jejum. Foi bem no começo de Seu ministério, logo após o Seu batismo nas águas e no Espírito. O escritor sagrado diz, em Lucas 4.1-2 “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome”.
Nesses quarenta dias de jejum, o Senhor alcançou a vitória sobre os ataques e as tentações do inimigo. E, isso, de tal maneira que o V.14, diz: “Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia”. Por isso, precisamos jejuar.
4) Jejum é um meio de se capacitar para obra de Deus
4) Jejum é um meio de se capacitar para obra de Deus
A Igreja buscou a capacitação de Deus, em jejum e oração, quando enviou os primeiros missionários. É o que lemos em Atos 13.2-3: “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram”.
Os apóstolos escolhiam os presbíteros para as novas igrejas, em Jejum e oração. Está escrito em Atos 14.23 “depois de orar com jejuns, os encomendavam ao Senhor em quem haviam crido”. Esse foi o modelo estabelecido pelo Espírito Santo na Igreja primitiva.
5) Jejum é um meio para alcançar vitória em tempos de crise
A História do povo de Deus revela a importância do jejum em tempos de crise. Um dos maiores exemplos que temos é o de Ester, juntamente com seu povo. Um decreto do rei determinava o extermínio de todo o povo judeu. Por isso, Ester mandou um pedido a seu tio Mardoqueu.
“Vá e reúna todos os judeus que estiverem em Susã, e todos vocês jejuem e orem por mim. Durante três dias não comam, nem bebam nada, nem de dia nem de noite. Eu e as minhas empregadas também jejuaremos. Depois irei falar com o rei, mesmo sendo contra a lei; e, se eu tiver de morrer por causa disso, eu morrerei”. Ester 4.16
E Deus lhes concedeu uma vitória tão grande, que é comemorada pelos judeus até o dia de hoje. Portanto, precisamos jejuar para alcançarmos vitória em tempos de crise.
6) Jejum é um meio para buscar direção e proteção de Deus.
Esse foi o entendimento de um grande homem de Deus – Esdras. Eis o testemunho que ele nos deixou escrito:
“Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso. Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto já lhe havíamos dito: A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abandonam. Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu”. Esdras 8.21-23
Por isso, você também pode jejuar para pedir direção e proteção de Deus.
7) Jejum é um meio para buscar restauração espiritual
7) Jejum é um meio para buscar restauração espiritual
O profeta Joel descreve uma situação de calamidade espiritual na vida do povo de Israel. E mesmo depois de falar sobre o juízo prestes a vir
“Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade”. Joel 2.12
E o resultado dessa busca em jejum e oração se encontra nos Vs.18,28, onde está escrito: “Então, o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo… E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne”.
Deus restaura aqueles que o buscam de coração, em jejum e oração.







