Oração
A oração é fundamental para a vida cristã. Isso permite que você execute uma caminhada com o Senhor e estabeleça as bases para o sucesso em outras atividades espirituais. Ele leva de volta para a vitória na batalha contra o mal, porque você se compromete com fé para o cuidado e proteção do Grande Conquistador, Jesus Cristo.
O pedido dos discípulos: "Senhor, ensina-nos a orar" (Lucas 11:1). A arte da verdadeira oração e intercessão só pode ser a que o grande intercessor, Jesus Cristo, ensina (Mateus 6:9 -13). logico que essa oração foi para ensinar, não para ser um modelo único, e repetitivo na sua vida, ele deixa isso claro no verso 7, Só há um mediador entre Deus e os homens: Jesus ( 1 Timóteo 2:5).
A oração é um relacionamento. Podendo ser interrompido ou prorrogado por ignorância, negligência, falta de fé ou de deixar de ouvir o Espírito Santo de Deus. A maior necessidade é ouvir a Deus, isso depende da fé e da intimidade com Ele, sem conhecimento da Sua palavra e Sua vontade, as orações podem ser apenas uma litania ou apenas expresse simpatia por pessoas.
Alguns tipos de orações:
· Oração SOS: Mateus 15:25
· Oração de intercessão: Mateus 5:44
· Oração de adoração: Salmo 144:1
· Oração de Confissão: I João 1:9-10
· Oração de agradecimento: Marcos 8:6
· Oração de súplica: Mateus 26:39
· Oração particular: Mateus 6:6
· Oração batalha: Tiago 4:7
· Oração a todo momento: Efésios 6:18
· Oração pelo próximo: I Samuel 12:23
Alguns temas de oração:
A seguir estão algumas diretrizes bíblicas para temas de oração:
1. Louvor ao Senhor: Salmo 103
2. Ação de Graças: Filipenses 4:6
3. As necessidades dos santos: Efésios 6:18
4. Confissão ao Senhor: Salmos 51:3-17
5. Para salvação das almas: Lucas 19:10
6. Envio de mais trabalhadores: Mateus 9: 37-38
7. Santificação: 1 Tessalonicenses 4:3,7; 1 Pedro 1:14-16
8. Pelos apóstatas: Apocalipse 2: 4-5
9. Cura: Tiago 5:14
10. Poder, vitória na batalha espiritual: Mateus 6:13; 26:41
11. O governo 1 Timóteo 2: 1-4
12. A salvação de Israel: Ezequiel 36:22-27
13. Paz em Jerusalém: Salmos 122:6; Romanos 11:25-26
14. Chuva na terra: Jeremias 14:22; Zacarias 10: 1
15. O retorno de Jesus e seu reino: Mateus 6:10; Atos 15:16-17
Obra Sacerdotal
Como um sacerdócio santo, devemos aprender o que é interceder com perseverança junto ao trono da graça para a salvação das almas (Lucas 18:1). Temos que aprender a esse respeito a partir do Sumo Sacerdote (Hebreus 4: 15-16). Se realmente entender que Cristo é o nosso pessoal Sumo Sacerdote, que nossas orações muito forte oferta a Deus, vamos orar regularmente na fé. Mas a oração não deve ser apenas uma lista do que queremos; esta ação de graças para as refeições, para se manter seguro em viagens, e para tantas outras coisas para as quais devemos ser gratos. Como Cristo se sacrificou por nós, precisamos em nossa vida de oração para nos sacrificar os interesses espirituais dos outros. Vivendo para a glória de Deus e a salvação das pessoas. Suas orações não podem ser somente para o auto interesse.
O Espírito Santo E A Oração
Devemos dar-nos continuamente com a intercessão e a ajuda, para oração, que vem do Espírito Santo (Romanos 8:26), para nos orientar em nossos pensamentos, orações e nossas vidas. Sem isso, a súplica de um justo em poder orar, não teria grande efeito (Tiago 5:16).
Clareza De Pedidos De Oração
A oração não é apenas um dever piedoso para adicionar ao nosso dia agitado. Não é apenas mais uma coisa a fazer. Deve-se orar ao começo de cada dia, antes das refeições, antes de dormir, estar em constante oração. Orem em todo lugar (1 Timóteo 2:8). Os pedidos de oração devem ser específicos e claramente definidos. A pergunta do Senhor: "O que você quer que eu faça por você?" (Marcos 10:36). A oração não deve ser vaga e sem rumo. Não apenas de modo resumido a Deus para perdoar os seus pecados, mas mencionar os pecados de modo detalhado (1 João 1:9.). É necessário se aproximar de Deus com confiança (Hebreus 4:16).
Orações Pessoais
Todo cristão deve manter uma relação de oração pessoal com o Senhor Jesus. Cuidado que há momentos e lugares onde se pode falar somente a Deus (Mateus 6: 6.). A oração pessoal é uma fonte secreta de poder em sua vida. Se este é um evento regular em sua vida, o Senhor Jesus vai premiar em público. Quando estiver com as pessoas e lidar com tentações e provações, Ele irá recompensá-lo, dando-lhe poder para vencer. Amigos, familiares e colegas verão um grau de moderação, serenidade, confiança, determinação, sinceridade e consistência que só vem de Deus. Mantenha o coração e a mente em Cristo Jesus (Filipenses 4: 6,7).
Orações Em Grupo
Uma bênção especial repousa sobre reuniões de oração (Mateus 18: 19-20.). Um filho de Deus não necessita apenas de orações secretas, mas também em orações públicas com os outros. Estamos unidos pelo mesmo espírito como membros de um só corpo, por isso devemos como uma função de grupo e trabalhar em conjunto para a realização de um objetivo específico. A partir do texto acima é claro que precisamos de chegar a acordo sobre uma causa. O segredo da oração comunitária deve ser praticado, para que todos orem juntos e concordem em sua mente enquanto uma pessoa está falando. As reuniões de oração não consistem na acumulação de uma série de orações individuais, mas a participação mútua em uma oração.
A Certeza Do Testemunho
O próprio Senhor Jesus é a garantia para as orações oferecidas em seu nome (João 14:13; João 16:23; Mateus 7: 7-8; Marcos 11:24.). A Bíblia promete orações respondidas. Elas são condicionais e é do interesse de todos para fazer um estudo dessas condições. Há muitos exemplos de orações regulares nas Escrituras (Salmo 119: 164; Daniel 6:11). Manhã e à noite, com alguns breves agradecimentos orações durante o dia, deve ser visto como um mínimo. Contudo, deve-se aprender a aceitar e esperar a vontade de Deus (Isaías 30:18).
· Pedidos de Oração devem ser direcionado para a glorificação do Pai (João 14:13; Mateus 6: 9-10). E devem estar de acordo com os desejos de Deus (1 João 5: 14; Romanos 8:27).
· Uma vida santa é um pré-requisito para o testemunho (1 João 3:22).
· Devemos perdoar aos outros como nós oramos para o perdão dos pecados ao Pai (Marcos 11: 25-26).
· Inclemência e amargura é um grande obstáculo para o testemunho (Mateus 6:15).
· Devemos pedir com fé sem duvidar (Hebreus 11: 6; Tiago 1: 6-8.).
Aviso contra falsas orações –Fomos advertidos contra falsas orações que estão com um motivo errado, de auto enriquecimento (Tiago 4: 3) E orações pagãs em umas vãs repetições (Mateus 6: 7). Meditação e o uso de mantras, é uma oração pagã deve ser evitado.
Conclusão:
A intenção é chamar atenção de Deus e oferecer a Ele gratidão, louvor e adoração. Orem o tempo todo. (Efésios 6:18.), E que Ele é um testemunho de oração que tem sido testado em um nível elevado (Salmos 46: 2; 65: 3). Ele convida todos os que estais cansados e sobrecarregados, para vir a Ele (Mateus 11:28) para obter respostas, renúncia e graça para continuar o bom combate da fé (1 Timóteo 6:12). Deus reponde às orações de acordo com a Vontade Dele (1 João 5:14).
Para Refletir:
1. Qual a importância da oração?
2. O que há de orações escondidas?
3. Qual é a relação entre a vontade de Deus e o seu testemunho?
4. Como tem sido seus temas de oração?
5. Como está sua intimidade com Deus?
"Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito". João 15:7













