Chegai-vos a Deus
"Aproximem-se de Deus e Ele se aproximará de você." - Tiago 4:8 A Bíblia mostra que é possível ter um relacionamento com Deus. Mas isso requer esforço. Mesmo alguns cristãos ungidos no primeiro século, necessitaram reforçar a sua relação com Deus. Tiago avisa sobre algumas tendências carnais e perda de pureza espiritual (Tiago 4:1-12). No entanto deixa um conselho: "Aproximem-se de Deus e Ele se aproximará de vós".
O que Tiago quis dizer com a frase "aproximem-se"?
Ele usou uma expressão que deve ter sido familiarizado com muitos dos seus leitores. A Lei de Moisés deu aos sacerdotes instruções específicas sobre como eles deviam se "aproximar" de Deus (Êxodo 19:22). O sacrifício de Jesus abriu o caminho para o livre acesso ao Senhor (Efésios 3:11-12) Portanto, entende-se que para se achegar a Deus, sendo Ele todo poderoso, é preciso esforço para a santificação. O convite de aproximação, é feito para todos (2 Crônicas 15:2), mas muitos não obedecem ou muitas vezes não perseveram até o fim.
Afirmações sobre Deus:
A Bíblia mostra uma serie de afirmações a respeito de Deus, dentre elas algumas imprescindíveis são destacadas:Profundos são seus pensamentos (Salmo 92:5). Sua compreensão é infinita (Salmo 147:5). É impossível de ser compreendido (Isaías 40:28; Romanos 11:33). Nunca se virá a saber tudo sobre Deus (Eclesiastes 3:11).
Maneiras para se aproximar de Deus
Vamos considerar três maneiras para se achegar a Deus:
1. Adquirir conhecimento Constante: João 17:3, mesmo com variação nas traduções bíblicas o sentido da palavra, “conhecer”, é o mesmo, intimidade.
----A---- Mantenha uma relação de confiança, intimidade com Deus (1 Samuel 3:7). Samuel mantinha um estreito relacionamento pessoal com Ele (1 Samuel 3:19-20).
----B---- Cuidado com os perigos de muito conhecimento, como o orgulho (1 Coríntios 8:1; Provérbios 16:5; Tiago 4:6).
----C--- Permaneça sempre humilde (Mateus 23:12; Lucas 9:48)
2. Familiarizar-se com Deus: Crie um desejo para alimento espiritual (1 Pedro 2:2).
----A--- Não se satisfaça com as doutrinas básicas da Escritura, busque ensinamentos mais profundos da Bíblia (Hebreus 5:12-14; Salmos 25:4; 1 Coríntios 2:10)
----B---- Ande com o Senhor (Provérbios 3:6).
----B---- Ande com o Senhor (Provérbios 3:6).
3. Ter temor e amor para com Deus: (Salmos 25:14) O apóstolo Paulo explicou a conexão entre conhecimento e amor (Filipenses 1: 9). A Escritura Sagrada define esse amor como obediência (1 João 5:3).
----A---- Expresse seu amor para o Senhor! Demonstrar temor a Deus, é uma excelente maneira de expressar o amor para com Ele.
Deve-se pensar: “O que Deus gostaria que eu fizesse?” ou “O que naturalmente agradaria mais ao Senhor?” (Provérbios 27:11)
Visto isto, medite:
----B--- Como estão sendo as conversas entre colegas, amigos e vizinho? (Lucas 6:45)
----C---- Tudo quanto tens feito, fazes coração? (Colossenses 3:23)
----D---- Com quem tem se associado? (Provérbios 13:20)
----F---- Você tem buscado em primeiro lugar o reino de Deus? (Mateus 6:33)
Aproxime-se de Deus
Construa um relacionamento próximo a Deus com oração,leia a Bíblia medite com dedicação, ela irá fortalecer a sua fé, se encha de ideias sobre como se aproximar- se de Deus, Aproveite a oportunidade para uma conversa íntima e confidencial com Pai celestial (Filipenses 4:6). A única exigência na oração é expressão sincera, que vem do coração (Provérbios 15:28-29). Lembrando sempre dos motivos para agradecimento (Deuteronômio 8:10; Lucas 10:21) e não deixando de orar (1 Tessalonicenses 5:17).
Concluindo:
Sabe-se que "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto" (Tiago 1:17), e que Deus é o proprietário de todos os bens e recursos (Salmo 50:12). Então cabe a cada um, demonstrar o amor a Ele, observando principalmente o seu mandamento (Marcos 12:29-30). Dando com alegria (2 Coríntios 9:7) e retribuindo a Deus (Deuteronômio 16:17) as graças que Ele tem concedido.
ADRIANO NUNES







