sexta-feira, 13 de outubro de 2017

A TRANSFORMAÇÃO DA ÁGUA EM VINHO


JESUS TRANSFORMOU ÁGUA EM VINHO
JOÃO 2.1-11

Caná da galileia, era uma cidade ou vila na província norte da palestina. Poucas referências se tem hoje de Caná, tanto histórica, como arqueológica. A localização exata de Caná tem sido objeto de debate entre os acadêmicos,  apenas mencionado no novo testamento. Alguns estudiosos apontam esse lugar à 7 km na direção nordeste  de Nazaré, outros estudiosos contemporâneos  apontam que seria à 9 km ao norte de Nazaré, não se tem comprovações verídicas.

Esse é o primeiro milagre realizado por Jesus descrito na Bíblia, (milagre traduz uma palavra grega que significa sinal)  realizado em Caná da galileia. Esta passagem é encontrada somente no Evangelho de João, onde mostra a presença de Jesus nas bordas de Caná, sendo um dos mais conhecidos, e acima de tudo, lembrado como o início dos milagres, e da vida pública do Senhor. 

ANTES 

Segundo a narrativa do evangelho de João, Jesus chama os seus discípulos, dois eram seguidores de João Batista (João 2.37), 
Andre é outro, que provavelmente seja o discípulo João, eles foram conhecer onde Jesus morava, a primeira coisa que Andre fez foi chamar seu irmão simão Pedro, no dia seguinte Jesus foi para a região da Galileia e chamou Filipe, Filipe foi procurar Natanael, que foi levado até Jesus, Natanael é recebido com um grande elogio, um israelita sincero (v47)  Jesus trás uma revelação para ele, um discernimento de Espírito, Afirmação de  Jesus ao te-lo visto através do Espírito, antes que pudesse vê-lo fisicamente, convenceu Natanael de que ele era o Messias, três dias depois Jesus e os seus discípulos vão para o casamento, não se sabe quantos discípulos ele tinha nessa primeira semana de ministério. 


Esse texto é muito significativo na vida das pessoas, nota-se que Jesus foi convidado, e não rejeitou o convite, foi com os seus discípulos, por mais simples que pareça esse casamento, mostra que Jesus não faz acepção. O que Jesus quer, é que façamos o convite a ele, seja qual for a ocasião, importante é tê-lo a nosso lado em todo o momento!
Não sabemos se o noivo era amigo, parente, ou admirador de Jesus, muitos acreditam no fato de que seja um parente, devido a mãe de Jesus ter sido também convidada, e ter se preocupado com a falta do vinho, mas isso é apenas especulação.  


A ocasião era um casamento oriental. Casamentos orientais são muito diferentes dos assuntos ocidentais. Em casamentos ocidentais a noiva é a figura proeminente. Quando ela entra, vestida com o seu vestido deslumbrante , todos se levantam para vem o triunfo da noiva, "Lá vem a noiva; Ou seja todo o olho está focado nela. Mas em casamentos orientais é o noivo que é proeminente. Ele é o destaque; em um casamento, é muito importante e esperado pelos convidados  o momento da comemoração, a festa, como era um casamento ocidental e de inteira responsabilidade do noivo, era uma vergonha para o noivo que convidou, não ter o vinho suficiente para a festa, já que de costume da época o vinho era a bebida primordial que não podia faltar, esse tipo de festa costumava-se prologar por uma semana.


O aviso 

No v3, a mãe de Jesus o avisa que não tinha mais vinho, Jesus diz mulher a minha hora ainda não chegou, talvez Jesus quisesse esperar até o momento que todos soubessem que o vinho havia acabado, para não deixar dúvida do milagre. O vocábulo "mulher" era uma forma respeitosa de se dirigir a alguém. Era muito usado entre os judeus: "Ó mulher, grande é a tua fé" (Mt 15:28). "Mulher, estás livre da tua enfermidade" (Lc 13:12). "Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem Jerusalém adorareis o Pai" (Jo 4:21). 
Jesus não demonstrou nenhuma desatenção nem foi mal educado com sua mãe, quando usou o termo "mulher", em relação a Maria quando estava na cruz, ao entregá-la aos cuidados de João (Jo 19:25-26), por isso usou o termo mulher.

Os potes 

Ali perto tinha seis potes de pedra e Jesus dá a primeira ordem para enchê-los de água, assim eles fazem. Então Jesus dá a segunda ordem para que tirem um pouco da água desse pode e leve ao mestre sala (pode ser tanto um convidado do noivo ou um criado que estava encarregado de comandar a festa) ao provar a água, tinha virado vinho. O mestre sala diz ao noivo todos costumam servi primeiro o vinho bom depois que todos beberam muito, serve o vinho ruim, mas você guardou até agora o vinho bom  
só lembrado o texto expressa quando já saciaram, não quando todos estavam bêbados como alguns supõem. 
 É assim que Deus faz onde aparenta está tudo acabado ele chega com o melhor, ele nuca chega tarde ele chega na hora certa, Jesus não deixou que o vinho acabasse, fazendo desse o seu primeiro milagre!

transformação da água em vinho, como todos os milagres, é um sinal visível da glória do Filho de Deus, manifestado em sua natureza humana e divina, vendo esse milagre os discípulos creram nele.



CURTA A NOSSA PÁGINA!

XAT

CHAT

VER MAIS

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

ONLINE

PEDIDO DE ORAÇÃO

Nome

E-mail *

Mensagem *