Nos idiomas originais da Bíblia, as palavras traduzidas “pecado” significam “errar um alvo”. Por exemplo, no Israel antigo, um grupo de soldados eram tão experiente em arremesso de pedras que eles atiravam “sem errar”, ou, numa tradução literal, “sem pecar”. (Juízes 20.16) Assim, pecar é errar o alvo dos padrões perfeitos de Deus. Como Criador, Deus tem o direito de determinar padrões para os humanos. (Apocalipse 4.11) Temos de prestar contas a ele por nossas ações. (Romanos 14.12)
Pecado é qualquer ato, sentimento ou pensamento que vai contra os padrões de Deus. Quem peca desrespeita as leis divinas, fazendo o que é errado ou injusto do ponto de vista de Deus. (I João 3.4; 5.17) Sendo assim, somente o próprio Deus pode dizer-nos com autoridade o que ele considera como pecado, e ele fez isso através da sua palavra a Bíblia. Em primeiro lugar, muitas coisas que se tornam aceitáveis no mundo moderno realmente são erradas. A Bíblia diz muito sobre pecados: “Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem, pois, os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexual-
ais, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus”. I Coríntios 6.9-10
Hoje em dia o pecado tem feito muitos crentes refém!
As ações, atitudes, e os pecados que muitos têm se deixado, levam a esfriar espiritualmente até morrer e assim perdem a salvação são:
1) Não perdoar: Os pecados que cometeram contra você (Mateus 6.15). Para entender o tão sério é esse, leia a Parábola do devedor mau (Mateus 18.21-35).
2) Cometer escândalos: pessoas que fazem ou levam outros a pecarem e difamarem a Igreja e os Cristãos e o nome de Jesus e assim por serem fracos na fé abandonar a Jesus (Mateus 18.6-7; I Coríntios 6.9-10).
3) Cometer adultério: Adultério para com a palavra de DEUS é o que o nosso Senhor Jesus menciona (Mateus 19.5-9).
4) Idólatras: Não é só ídolos, mais também é qualquer coisa ou pessoa que um Cristão considera e colocar em lugar em sua vida (I Coríntios 10.14).
5) Devasso ou impuro (Imoral): Pessoas que fazem atos que é contra a moral e os bons costumes que DEUS estabeleceu e ordenou ao ser humano praticar (Efésios 5.5; ll Timóteo 3.3).
6) Sodomitas, lesbianismo e efeminados: São pessoas que trocaram o modo de agir e de praticar os atos sexuais, por outros contrários ao que DEUS determinou (Romanos 1.26-27). Ex: A passeata do orgulho gay que acontece em São Paulo e já em todo o Brasil que se encontram milhares de pessoas nelas.
7) Ladrões: Pessoas que adquirem alguma coisa para si ou para os outros, sem terem trabalhado e nem ganhado aquilo de uma forma honesta. Ex: prestadores de serviço, que cobram sem terem feito o serviço ou preço duas, três ou mais vezes do valor que deveria e mentido ainda para justificar o alto preço do serviço prestado (João 12.6 I Pedro 4.15).
8) Avarentos: E a pessoa que tem apego exagerado a dinheiro e coisas materiais (mesquinho), que também é o mesmo que idolatria (Colossenses
3.5).
9) Bêbados ou beberrões: Pessoas que só levam a vida em destruir seu corpo com as bebidas, DEUS nos aconselha a não bebemos e sim nos enchemos do Espírito Santo (Efésios 5.18).
10) Maldizentes: Pessoas que se reclamam da própria vida e falam mal da vida dos outros (fofoqueiros). “Nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus” (I Coríntios 6.10).
11) Fornicação ou Prostituição: Pessoas que praticam sexo antes do casamento ou qualquer sexo que seja contrário o que DEUS determinou, o que passar disso é fornicação, nosso corpo é templo do Espírito Santo (I Coríntios 6.18-20).
12) Injustos: A injustiça desagrada a Deus. Deus é um Deus justo. A injustiça é pecado e ofende a Deus. Quem ama Jesus quer agradá-lo, por isso se afasta da injustiça. Deus recompensará cada pessoa de acordo com seu procedimento: quem escolhe a justiça terá uma boa recompensa, mas quem segue a injustiça será castigado. No fim, a injustiça não compensa (Romanos 1.18; Colossenses 3.25).
13) Lascívia: Pessoas de Conduta vergonhosa, com sensualidade, imoralidade sexual e piadas imorais (Gálatas 5.19).
14) Feitiçarias: Pessoas que buscam e praticam a feitiçaria e suas ramificações exemplos delas são: macumba, misticismo, cartomancia, adivinhação, espiritismo, astrologia: Ex: signo nos jornais e revistas simpatias que são encantamentos diabólicos, Nova Era com seu ocultismo e a simbologia (Apocalipse 9.21).
15) Inimizades: Pessoas que só vivem fazendo inimizade com outras pessoas. Em vez de ser luz para o mundo essas pessoas são trevas e por isso as pessoas se intrigam com eles (Efésios 2.16).
16) Porfias: Pessoas que fazem disputas, rixas e contendas exemplos de coisa a ser evitada que faz com que porfiemos: jogo de futebol e qualquer outro que cause brigas, contendas e inimizades entres as pessoas (Filipenses 1.15).
17) Discórdias ou Dissensões: Pessoas que discordam de quase tudo, que não entra em acordo com as outras pessoas e sempre é contra as atitudes do pastor e da Igreja e da maioria dos irmãos na fé (Gálatas 5.20).
18) Iras: São pessoas que deixam a raiva, o ódio e a fúria lhe dominar, e os incitar contra os outros (Tiago 1.20).
19) Orgias (Glutonarias): Pessoas apegadas exageradamente as festas (festejos) com as farras e as bebidas e comidas que tem nelas (IPedro 4.3).
20) Pelejas: Pessoas que gostam e fazem e/ou estão em guerras e brigas (ll Timóteo 2.23; II Coríntios 12.20).
21) Heresias ou facções: Pessoas que criam doutrinas contrárias as de DEUS; Ex: Dizer que não é pecado se prostituir, dizer que salvo uma vez, salvo para sempre e tudo mais que comprometa a salvação da alma das pessoas é heresia e DEUS não tem por inocente quem assim age (I Coríntios 11-19; Mateus 7.15).
22) Invejas: Pessoas que tem desgosto da felicidade e dos bens que os outros possuem e desejam o que ela tem (Marcos 7.22).
23) Timidez ou vergonha: As pessoas que tem vergonha de ser seguidor de Jesus e de testemunha publicamente sua fé em Jesus (Lucas 9.26).
24) Incrédulos: A referência bíblica, que destaca dentre os Doze parece indicar um homem questionador e incrédulo. Tomé possuía uma natureza que continha em si mesmos certos elementos de incredulidade (João 20.27); Judas foi exposto aos mesmos ensinamentos espirituais como os outros discípulos, mas tais ensinamentos, não penetraram no coração dele (João 6.64); (Apocalipse 21.8).
25) Abomináveis: Pessoas que praticam pecados imundos e nojentos, como: pedofilia, sexo com animal e tudo mais que seja nojento de até se pensar (Apocalipse 21.8).
26) Assassinos: São todos os que matam os outros literalmente e também que ferem e até matam a fé ou amor de outras pelas suas palavras e ações (Tiago 2.11).
27) Mentirosos: Mentira é tudo quanto não é verdade ou não estar sendo sincero, não tem como uma pessoa afirmar ser seguidor de Jesus de ele estar diariamente mentindo, isso por que Jesus é a verdade (João 14.6) e todos que o seguem tem que seguir a verdade. Mentira é um fruto do maligno (João 8.44).
28) Abandonar a fé em Jesus (Apostasia): Não seguir mais Jesus depois de ser salvo por Ele e conhecedor de DEUS e participante da unção do Espírito Santo (Hebreus 6.4-6; I Timóteo 4.1), estar pessoa estar condenado ao inferno.
29) Blasfemar contra o Espírito Santo (Marcos 3.29).
30) Suicidar-se, ou seja, tirar a sua própria vida: (I Coríntios 3.17). Esse pecado não tem perdão e sendo assim quem o pratica também estar condenado ao inferno.
31) Murmurar: Paulo disse adicionalmente sobre a murmuração. (I Coríntios
10:10; Tiago 5.9)
Motivação
Algumas pessoas cometem pecados porque não conhecem as leis de Deus. (Atos 17.30; I Timóteo 1.13). A Bíblia não desconsidera esses pecados. Mas mostra que isso é diferente de desobedecer de propósito às leis de Deus. (Números 15.30-31) Pecados propositais vêm de um “mau coração”. (Jeremias 16:12)
Pecados não podem ser cometidos, caso aconteça que seja acidental, ou sem consciência e Frequência
A Bíblia também mostra que existe diferença entre pecar uma única vez e praticar um pecado por um longo período. (I João 3.4-8)
Deus condena quem aprende o que é certo e mesmo assim ‘pratica o pecado deliberadamente’. (Hebreus 10.26-27).
Quem cometeu um pecado grave talvez sinta o peso de uma consciência culpada. Por exemplo, o rei Davi escreveu:
“Pois os meus erros pairam acima da minha cabeça; como um fardo pesado, são demais para eu carregar”. (Salmos 38.4)
Mas a Bíblia dá a seguinte esperança: que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! voltem para o senhor nosso Deus pois ele tem compaixão e perdoa completamente . (Isaías 55.7)
Paira sobre nossa cabeça:
pois o salario do pecado e a morte, mas o presente gratuito de Deus e a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso senhor. (Romanos 6.23)









