O primeiro contato de um cristão com as coisas de Deus, se dá pela Fé. Ela é um fundamento importante na caminhada com Cristo. A Bíblia nos diz o que é a fé em Hebreus 11:1: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. Já em Hebreus 11:6 descobrimos que sem ter essa fé não podemos agradar a Deus. Depois de experimentar esta fé passamos a ver o mundo com outros olhos e entendemos qual é o propósito de Deus para nossa vida. Que a nossa maior necessidade seja Deus acima de tudo “Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).
Como então, podemos busca a Deus? Por meio da santificação das nossas vidas, da nossa comunhão com Deus e através da oração. E orar nada mais é do que falar com Deus, assim como se fala com um amigo sendo sincero e verdadeiro. Conversar com Deus é uma coisa bem simples e sabemos que Deus ouve assim como disse Davi em Salmos 40:1 “Esperei confiantemente no senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”. Deus vai te socorrer em meio as aflições, lutas, problemas porque você é mais do que filho para Deus.
Jesus disse em João 15:15 “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas Eu vos tenho chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai Eu compartilhei convosco”. O Senhor está com você em todos os momentos porque você não é apenas servo, é também um amigo.
É comum toda pessoa passar por altos e baixos, mas o ser humano, de modo geral, é um ser sentimental, cada um tem uma personalidade individual marcante, construída em seu próprio ego, onde muitos usam mais a emoção do que a razão, em suas atitudes de vida. O próprio EGO leva cada um reagir de uma maneira, mas a maioria sempre procura um ‘porto seguro’, alguém que confiem e que possa desabafar, conversar, distrair, expor seus problemas, contar segredos, alguém que possa chorar e ser consolado, alguém que possa dar um conselho, alguém que sirva de chão para os momentos em que tudo parece estar perdido. Ter alguém que te faça feliz, que te ajuda, que te compreenda, com que tenha intimidade é muito bom. Então que tal ser íntimo de Jesus?
“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo. E, erguendo eles os olhos, ninguém viu senão unicamente a Jesus”. MATEUS 17:1-8
Muito bom é poder falar com Deus, melhor ainda é ser chamado de amigos, mas ser íntimo é maravilhoso. Muitas referências na bíblia nos mostra como é ser amigo e íntimo de Deus. Poder vê-lo face a face, poder ouvir sua voz e alguns exemplos mais comentados são:
· Deus falava com seus escolhidos como Noé, Abraão, Samuel e tantos outros;
· José teve sonhos e foi exaltado por Deus;
· Moisés refletiu a glória de Deus;
· Davi foi separado segundo o coração de Deus;
· Deus oferecendo qualquer coisa para Salomão;
· Sadraque, Mesaque e Abede-Nego acompanhados por um anjo na fornalha;
· Elias, pela palavra dele, não choveu sobre a terra e pela palavra dele voltou a chover;
· Enoque e Elias foram recolhidos por Deus sem passar pela morte;
· Daniel teve a oportunidade de ter o sonho do rei revelado e a interpretação do sonho;
· Estevão teve a oportunidade de ver o céu antes de ser apedrejado;
· João, intimo tanto, que foi o escolhido para escrever revelações futuras para céus e terra, além de poder apreciar as coisas ocultas do céu;
· Pedro, Tiago e João, além de serem amigos foram íntimos, separado do meio dos discípulos, escolhidos para contemplar a transfiguração de Jesus no monte.
Para você poder experimentar essa intimidade você precisa:
1- Agarrar a oportunidade – “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55:6).
2- Obedecer a Deus – “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5:8-9).
3- Andar em amor – “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave” (Efésios 5:1-2).
4- Temer a Deus “O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança” (Salmos 25:14).
Já te dei a dica, então agora comece a olhar para Jesus de modo diferente, pense menos em você, menos nos seus problemas e fale mais com Deus, olhe menos para seu ego, use seus sentimentos para expressar o seu amor por Jesus, administre seu tempo para ter mais intimidade com Ele. Ore mais, se santifique mais seja amigo de Deus, mas Que tal ser íntimo de Jesus?
Isteiciane Nunes
Santana do Paraíso/ MG




